sábado, 22 de junho de 2013

Kultura Kustom - Pin Ups

VINTAGE PIN UPS 

Pin-up girl era uma modelo cujas imagens sensuais eram destinadas à exibição informal num tipo leve de erotismo. 

 
As mulheres consideradas pin-ups eram geralmente modelos e atrizes, de maneira geral o erotismo era bem contido, mas a sensualidade era despertada mesmo bem vestidas e bem "comportadas". 

Embora elas fossem realmente muito sensuais, tínhamos a mistura do clássico e do romantismo. A maioria das Pin Ups usam batom bem forte, delineador, acessórios tipo cereja, flores, roupas com temática militar, saias e vestidos da época, lingerie e ligas a mostra, e o penteado bem cacheado com destaque na franja ou topete.




























Pin-Up também pode se referir a desenhos, pinturas e outras ilustrações feitas por imitação dessas fotos. O termo foi documentado pela primeira vez (em inglês) em 1941. As imagens "pin-up" podiam ser recortadas de revistas, jornais, cartões postais, cromo-litografias e assim por diante.



Tais fotos apareciam frequentemente em calendários, os quais eram produzidos para serem pendurados (em inglês: pin-up) de alguma forma. Posteriormente, posteres de "pin-up girls" começaram a ser produzidos em massa. Muitas imagens pin-ups eram tomadas de fotos de celebridades consideradas sex symbols, como Marilyn Monroe.


Betty Grable























Betty Grable foi uma das mais populares dentre as primeiras "pin-ups". Um de seus posteres tornou-se onipresente nos armários dos soldados norte-americanos durante a Segunda Guerra Mundial.



















Bettie Page


























Bettie Page (22.04.1923-11.12.2008) foi uma modelo norte-americana que se tornou famosa na década de 1950 por fazer fotos de temática pin-up e fetichista, fazendo fotos muito mais ousadas e despudoradas.




 Em São Francisco obteve seu primeiro trabalho como modelo e numa viagem para o Taiti, lhe foi revelado um mundo exótico, muito explorado pela arte em volta do ícone Bettie Page, as mulheres morenas de sol. Assim como Del Fuego, Bettie passou a tomar banhos de sol nua ou mesmo se exercitar.  



Depois de alguns anos, mudou-se para Nova Iorque, em Coney Island conheceu o policial Jerry Tibbs que era também fotógrafo amador, ele foi o criador da "pin-up" Bettie. Ele afirmou que sua testa era larga demais para usar cabelo partido ao meio, Bettie então eternizou a franja convexa lisa. Bettie investiu também no mundo da moda, criou seus maiôs e biquínis, e a clássica tanga de oncinha. 



Ela é frequentemente chamada de Rainha das Pin-Ups, seu visual cuja marca registradas eram os cabelos pretos lustrosos e uma franja, influenciaram dezenas de artistas. Page também foi uma das primeiras Playmates do Mês da Revista Playboy, aparecendo na edição de Janeiro de 1955.

Bettie tinha como característica sua franja, mas outro penteado muito adotado era o cacheado com Victory Rolls, inspirado na manobra dos aviões.






Uma outra aplicação das imagens Pin-Ups seria decorativa, elas eram pintadas nos Aviões Americanos da Segunda Guerra Mundial, ainda eram comuns pequenos pôsteres, fotos de calendários ou recortes penduradas no painel ou nos armários, pelos soldados. Não apenas para decoração, mas funcionava como uma espécie de "escape visual" aos combatentes, visando aumentar o moral da tropa. 



Outra Pin-Up de destaque é a famosa Rosie the Riveter, considerada um ícone cultural Americano feminista, que representava as mulheres americanas que trabalhavam nas fábricas durante a 2a GG, produzindo munições, material de guerra, enquanto os homens estavam nas forças armadas.





Essa bandana vermelha amarrada com um laço virado para cima, virou marca registrada das operárias, assim como as blusas de gola e calça cintura alta, muito usadas hoje para compor o visual Pin-Up.





Bettie Page e Marilyn Monroe eram as mais populares, porem diversas atrizes fizeram fotos Pin-Ups ou posaram para pinturas do estilo. Ainda hoje são realizados ensaios fotográficos onde as modelos incorporam as mesmas poses e olhares que tiraram suspiros do soldados americanos, tanto em aviões como em hot rods. 







MODERN PIN UPS


Dita Von Teese



Atualmente nesse cenário, Dita Von Teese, nascida Heather Renée Sweet (28/09/1972), se destaca como atriz, modelo e uma popular artista Burlesca. Hoje é responsável pela reinvenção da estética pin-up dos anos 1940/50 e do termo Burlesco associado á arte ancestral do Strip-Tease, destacando-se em espetáculos que incluem um banho numa taça de Martini gigante. 

No Brasil, particularmente em São Paulo, destaca-se Karina Fascinatrix que segue a linha Burlesca e eventualmente participa se apresentando nos eventos da Kultura Kustom.




Karina Fasinatrix

Isabela Casalino da Aloha Café também é DJ Miss Wild

Isabela e Johnny 

Hoje as Pin Ups Modernas compõem seu estilo com muitas tatuagens relacionadas com o tema, roupas estilo militar (marinheiras principalmente), western, havaianas ou apenas roupas sensuais retrô, visitem essas lojas!
http://www.alohacafesurf.com.br/
http://www.vuduloja.com/

Tiki Style

Western Girl

Navy Style
Sexy Housewife























Housewife Style



Gas


Sexy Lingerie
Chicana





Nenhum comentário:

Postar um comentário