Na década de 1950, a
adolescência fez toda a diferença no comportamento da moda, os jovens com sua
rebeldia, escolhiam seu estilo de música, sua maneira de vestir e com trabalho
remunerado tinham mais liberdade de escolha do que seus pais. Os filmes e o Rock´n Roll lançavam o look rebelde da época. Os jovens tinham
uma liberdade que seus pais nunca tiveram, quebrando totalmente a rigidez dos
anos 40 e isso contribuiu fundamentalmente para os movimentos dos anos 60.
Na Inglaterra, desde o
final dos anos 40, os jovens ingleses seguiam o estilo Teddy Boys, baseados nas roupas da Era Eduardiana
Estilo da Era Eduardiana
(Em
1901 Edward VII, filho da Rainha Victoria, se tornou Rei e iniciou a Era
Eduardiana até 1913. O Rei Edward
gostava de mulheres maduras e com muito busto, então a moda fez com que os
espartilhos deixassem o busto mais volumoso. Os Espartilhos forçavam o corpo a
ficar ereto, para frente, empinando o busto e jogando o quadril para trás. Os
homens formalmente usavam sobrecasaca, terno e cartola, calças ligeiramente
curtas e estreitas, mas os jovens começaram a usar com bainha virada e com
vincos, os colarinhos engomados retos,
altos e em volta do pescoço), era literalmente
uma cópia das peças da época e TEDDY era o APELIDO utilizado para EDWARD.
Teddy Boys & Girls
Os Teddy
Boys eram rebeldes e rejeitavam o estilo tradicional, mas apesar de serem considerados
Bad Boys se mantinham elegantes.
O estilo era: casacos
longos até os joelhos, com gola e punho com veludo ou cetim, coletes, Drape Jacket que eram casacos de lã com
vários bolsos, camisas brancas com gola alta, calças de cintura alta e
estreitas. O toque final ficou por conta
das meias brilhantes e gravatas finas ao estilo cadarço (tipo do Country) e os sapatos de camurça ou Creepers.
Teddy Boys e seus Creepers
Os Cabelos eram
penteados com Brilhantina, usavam costeletas longas e o Ducktail (rabo de pato) onde o penteado era p trás e no topo se
formava um grande topete. Esse estilo de
Bad Boy Elegante era cara, com roupas
feitas sob medida. http://www.edwardianteddyboy.com/page2.htm
As garotas, Teddy Girls, usavam
cabelos curtos, blusas pretas, camisas brancas, saias na panturrilha, calças
justas com corte baixo. Elas evitavam ficar muito masculinizadas ou com look
andrógino, porque poderiam ser agredidas ou presas, nessa época a homossexualidade
era considerada uma perversão. O estilo
enfraqueceu no final dos anos 50, mas ressurgiu na década de 70 com o Glam Rock e posteriormente em 90.
Brian Setzer/Stray Cats - Seguindo o Estilo Teddy Boy nos Anos 80 O lado extremo dos Teddy Boys, conflitos ocorriam com gangues rivais.
Teddy Boy Fashion Moderno
Referência: Mods, Rockers, and the Music of the British Invasion - Por James E. Perone
James Dean
Por outro lado, o Rockoll veio influenciar os adolescentes
da década de 50 dominando as rádios e o cinema, assim James Dean (Rebelde sem
Causa) e Marlon Brando (em O Selvagem da Motocicleta, 1953) tornam-se ícones da
juventude.
Marlon Brando
Já que o Rock n Roll era
mal visto, considerado perigoso, subversivo e até obsceno, encaixou-se
perfeitamente na rebeldia e agressividade do estilo ROCKER considerado uma evolução no estilo da Juventude com influência americana.
Rockers Londrinos
Os Rockers (ou Ton Up - aqueles que ultrapassavam 100milhas/h = 160Km/h) surgiram na Inglaterra, se
reuniam em Cafés (como o Ace Cafe) ou na Chelsea Bridge Tea
Stall em Londres e depois partiam para correr com suas motos (essa reuniões
deram origem ao Estilo CAFÉ RACER), usavam camisestas brancas,
jaquetas curtas de couro, jeans Levi´s ou calças de couro e botas.
Cafe Racer Motorcycle
Como
acessório, um echarpe amarrada sobre a boca e pescoço (inspirado nos aviadores
da 1ª GG) e uma bela moto esportiva, com guidão rebaixado para ganhar
aerodinâmica. O cabelo dos Rockers
era o mesmo dos Teddy Boys,
brilhantina, costeletas, ducktail ou
apenas bagunçados e os Rockers posteriormente
viriam a influenciar o movimento Punk
dos anos 70.
Grupo Rocker e Moto Cafe Racer
Já as meninas usavam
Jeans e camiseta com tênis ou bota, ou uma versão mais jovial ou até mesmo "caseira" com saia godê
completa ou saias franzidas, apoiadas em anáguas e as saias plissadas ou pregueadas
também eram populares, assim como blusas de gola colher, cardigans, lenços amarrados no pescoço, luvas brancas ¾ e
sapatilhas ou tênis baixo, também influenciado pela cultura Americana. Mas para passear de moto, usavam uma versão das
roupas masculinas: jaquetas, calças de couro justas e botas.
Mods x Rockers
Paralelamente, outra cultura que surgiu, foi a MOD (Modernismo), também teve origem em Londres na década de 50 e alcançou seu auge nos início da década de 60. Também teve início em turmas de adolescentes, de famílias ligadas ao comercio de tecidos. Eram geralmente da classe média e buscavam as novas tendências da moda e estilo musicais, como ternos Italianos bem justos, Jazz Moderno e Rhythm and Blues.
Estilo Mod e suas Scooters
Enquanto esse estilo de vida se desenvolvia, os adolescentes ingleses de todas as classes econômicas aderiam a essa nova onda, os MODs expandiram seus gostos musicais para além do jazz e do R&B, abraçando também o Soul (Motownn), oSka Jamaicano e o Bluebeat (versão inglesa do ritmo jamaicano). Eles também deixaram sua marca no desenvolvimento daBeat Music e do R&B Britânicos, destacando bandas como Small Faces, The Who,The Yardbirds.
Os MODs se reuniam em Pubs Londrinos como oGoldhawke oMarquee Clubpara exibir suas roupas e passos de dança. Eles usavam tipicamenteScooterscomo meio de transporte, (Lambreta ou Vespa). Uma das razões é que o transporte público encerrava suas atividades relativamente cedo, e as Scooters eram mais baratas do que automóveis.
Zombando da Nova Lei
Em sinal de rebeldia, depois que uma lei exigiu a instalação de pelo menos um espelho em motocicletas foi aprovada, os MODs adicionaram 4, 10 a 32 espelhos em suas Scooters como forma de zombar da nova lei.
Rockers a caminho do Conflito
Cenas da Batalha de Brighton
Nessa época havia uma grande rivalidade entre ROCKERs (Café Racers) e os MODs (Scooters), ocorriam batalhas em alguns Balneários, até que em 1964 um grande conflito MODs versus ROCKERs deu origem a um pânico moral contra a juventude moderna da Grã-Bretanha.
Rockers Versus Mods
Os MODs eram produto de uma cultura em constante evolução, e talvez pela própria busca pelo moderno, tenha sido inevitável que o cenário acabasse por devorar a si próprio, em 1966 com o surgimento das culturas Psicodélicas e Hippies, muitos abandonaram o estilo MOD, porque a Hippie representava uma perspectiva calma da vida, totalmente o oposto da energia frenética MOD. Nesse embalo, as Bandas como The Who e Small Faces mudaram seus estilos musicais.
Na outra extremidade, tanto em filosofia quanto em aparência, os "hard mods" (vulgo "gang mods") eram mais violentos do que o resto e com menos ênfase nas tendências da moda, Com o cabelo raspado bem curto, eles se tornaram os primeiros SKINHEADS. Referências
Paulo Sérgio do Carmo. Culturas da rebeldia: a juventude em questão. Editora Senac, 2000. 191p.
Terry Rawlings. MOD: clean living under very difficult circumstances : a very British phenomenon. Omnibus Press, 2000.